O que é ser mãe solo? - Scarlat Avelino

3 de abril de 2019

O que é ser mãe solo?


Pra falar a verdade, não existe uma definição exata do que é maternidade solo, mas resumo em uma mãe que cria o filho(a) sozinha, independe de ser casada ou não.


Eu sou mãe solo e solteira. Fui mãe aos 24 anos, não namorava, e nem era casa com o "pai" da Laurinha. Hoje crio a minha filha com a ajuda da minha mãe. Assim inicia a minha historia, como de outras mães solo, que possuem o apoio financeiro e psicológico dos pais.
Em 2017 descobri que eu estava gravida, com um teste tradicional de farmácia, não foi fácil aceitar a gravidez, e pior ainda contar para a minha família o que estava acontecendo, mas depois de 3 meses contei pra minha mãe, e para o "pai" da Laurinha, que me surpreendeu de forma negativa, me acusando de mentir pra ele e de não ser pai dela, ai começou um pesadelo na minha vida, ser mãe de um bebe que não teria pai.
A maternidade solo, não é fácil, porque você está  o tempo todo só, e as pessoas questionando e tendo pena de você por ter sido "abandonada", o que não foi meu caso, saiamos e acabou, a gravidez nao foi e não é um pretexto pra você se casar com o pai da criança, no meu caso continuei na casa da minha mãe, e segui a minha vida trabalhando e dormindo (so fazia isso), enquanto o pai saia, e fazia tudo que ele tinha vontade, eu estava presa dentro de uma barriga que eu nao desejava.
Ser mae solo me impediu de fazer muitas coisas, e por muito tempo sentia muita vergonha, e nao gostava nem de sair do meu próprio quarto, depois deixei isso de lado, e decidi que nao ira mais sofrer porque tudo que acontecia comigo refletia no bem estar da Laurinha.
 Enfrentei de frente toda aquela situação com o apoio da minha mae, que foi e é incrível comigo, ela me disse que se eu quisesse deixar de lado o Pai dela, e nao correr atrás dele para " assumir" a filha eu poderia, que ela nao iria precisar de nada dele, como o apoio total da minha mae segui em frente e nao fui atrás em momento algum, ate hoje, com 8 meses de vida da Laura.
Nao é fácil viver a maternidade, ainda nao solo, mas te digo uma coisa, ter um filho é um amor que cresce a cada dia mais, e que supri todos os outros amores, nao sei quando vou me relacionar de novo, nem me preocupo com isso neste momento, mas sei que ser mae solo me faz uma mulher forte, mais resiliente e menos preconceituosa, aprendi a nao julgar e a me colocar do lugar de outras mães solo ou nao.

No inicio do texto menciono que a maternidade solo independe de voce ser solteira ou casada, porque existem mulheres que são casadas que criam os filhos sozinha, que os maridos nao dao nenhum tipo de apoio, as vezes nem mesmo o financeiro, que tudo relacionado aos filhos ficam por conta delas. A maternidade solo é um ponto de vista, nao significa que você seja casada nao seja mae solo tambem.








Nenhum comentário